sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
William Wordsworth
William Wordsworth,nasceu 7 de abril de 1770, Cockermouth, Cumberland, Inglaterra, e faleceu em 23 de abril de 1850, Rydal Mount, Ambleside, Inglaterra.
William Wordsworth, filho de um advogado, nasceu em 1770 em Cockermouth, Cumbria. Seus pais morreram quando ele ainda era uma criança, e as perdas estão gravadas em 'O prelúdio', seu intenso e hipnotizante poema épico sobre a infância. Educado na Faculdade de St. John, Cambridge, e insatisfeito com o curso, em 1790, ele optou por uma viagem a pé pela França, pelos Alpes e pela Itália.
Wordsworth retornou à França por um ano no final de 1791, quando se apaixonou por Annette Vallon, que lhe deu uma filha. Depois de retornar para a Inglaterra, ele publicou seus primeiros poemas em 1793: An Everning Walk (Uma caminhada à noite) e Descriptive Sketches (Riscos descritivos), que são uma descrição convencional e pitoresca dos Alpes.
A desilusão de Wordsworth com a Revolução Francesa, a qual ele defendeu veementemente, é refletida no drama em verso The Borderers, composto em 1796-7 e publicado em 1842. Ele trabalhou com seu amigo Samuel Taylor Coleridge e juntos produziram Lyrical Ballads ('As Baladas Líricas', 1798), que contém muita das poesias mais conhecidas de Wordsworth. Em 1799, ele e sua irmã Dorothy fixaram-se em Dove Cottage, Grasmere, e, em 1802, ele se casou com Mary Hutchinson, que conhecia desde a infância. Naquele mesmo ano, compôs Revolution and Independence (Revolução e Independência) e começou sua ode Intimations of Immortality from Recollections of Early Childhood ('Intimações da imortalidade das recordações do começo de sua infância'), onde ambos aparecem em Poems in Two Volumes ('Poemas em dois volumes' - 1807).
Wordsworth mudou-se para Ambleside em 1813, onde ele permaneceu pelo resto da sua vida. Naquela época, sua produção era prolífica, incluindo The Excursion ('A excursão' - 1814), The white Doe of Rylstone ('A corça branca de Rylstone' - 1814), Peter Bell e The Waggoner, ambos publicados em 1819, e muitos trabalhos em prosa. A popularidade de Wordsworth cresceu gradualmente e, em 1843, ele sucedeu Robert Southey como o Poeta Laureado. Ele foi profundamente venerado por escritores como Matthew Arnold e John Stuart Mill.
Wordsworth passou a maior parte da sua vida no Lake District com a sua irmã, com quem repartiu sua alegria no mundo pastoral.
O alcance natural de Wordsworth do poder da natureza está diretamente ligado com um profundo entendimento dos sentimentos e das emoções das pessoas comuns. A preocupação de Wordsworth com o papel do ser humano está refletida em sua poesia, que revela o pavor da Era Industrial e o pressentimento de que destruiria tanto a inocência dos homens quanto a individualidade do espírito humano.
Um grande inovador da Poesia Inglesa, William Wordsworth faleceu em 1850.
Pesquisa:
Rede de Lteras.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário